WizIQ helps you learn and teach online - any subject you can think of!
Join for FREE

Procedimento Licitatório - Fase Interna

Add to Favourites
Post to:

Description
O procedimento licitatório pode ser dividido em duas fases: a interna e a externa. Vamos estudar a fase interna

Comments
Presentation Transcript Presentation Transcript

PROCEDIMENTO LICITATÓRIO : PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Fase Interna

Fases do procedimento licitatorio : Fases do procedimento licitatorio O procedimento licitatório tem duas fases: Fase interna: procedida internamente pela Administração Pública sem a participação efetiva de licitantes interessados. Fase externa: fase em que o processo licitatório tem a efetiva participação dos interessados.

Fase interna : Fase interna Vamos estudar, desta vez, a fase interna do procedimento licitatório.

PEDIDO DA SECRETARIA : PEDIDO DA SECRETARIA O processo administrativo para proceder a uma compra ou alienação inicia-se sempre com o pedido da Secretaria interessada. O pedido deve conter a descrição do objeto de maneira clara e precisa a fim de assegurar o princípio da isonomia no processo licitatório.

Definição da modalidade : Definição da modalidade Após o pedido de compra ou alienação do objeto, deve ser definida a modalidade licitatória a ser seguida: Convite Tomada de preços Concorrência Concurso Leilão pregão

Verificação da descrição do objeto : Verificação da descrição do objeto Após a definição da modalidade licitatória a ser seguida pela Administração Pública, deve ser analisada a descrição do objeto pelo departamento que vai realizar a licitação. Caso a descrição do objeto não esteja clara e objetiva deverão ser feitas diligências para que sejam corrigidas as deficiências da descrição a fim de evitar violação ao princípio da isonomia.

Cotação de preços : Cotação de preços Feito o pedido, definida a modalidade a ser seguida, feitas as eventuais correções da descrição do objeto, deve o processo ser encaminhado ao departamento incumbido de fazer as cotações de preços a fim de determinar(no caso de uma compra) a estimativa de gasto que a Administração vai ter.

Despachos dos agentes políticos : Despachos dos agentes políticos Feitas as cotações de preços definindo a estimativa de gasto com a compra, devem os autos serem encaminhados ao Departamento de finanças a fim de obter o despacho autorizatório do gasto que se pretende realizar e da abertura de licitação. Em sendo autorizado o gasto, deve-se proceder à dotação orçamentária.

Da reserva de verbas : Da reserva de verbas Toda vez que a Administração vai efetuar uma compra deve efetuar a reserva de verba. Se há certeza que a compra será feita (sistema de compras simples) a reserva de verba deve ser feita antes da elaboração do edital de licitação. Se não há certeza que a compra será feita (sistema de compras na forma de registro de preços) a reserva de verba somente será necessária quando da efetiva compra do objeto.

Minuta do Edital : Minuta do Edital Finalmente, após todas as diligências citadas anteriormente, poderá ser elaborada a minuta do edital. Denominamos minuta porque a referida ainda será analisada pelo Departamento Jurídico que deverá emitir parecer a respeito da correção do edital em relação à lei de licitações. O parecer jurídico a respeito do edital, assim como as demais formalidades até o momento descritas são indispensáveis para a legalidade do procedimento licitatório.

Publicação do Edital : Publicação do Edital Sendo aprovada a minuta do edital, elabora-se o correspondente edital de licitação e procede-se a publicação do referido no Diário oficial e com a antecedência prevista em lei

Fim da fase interna : Fim da fase interna Após a publicação do Edital na imprensa oficial termina a fase interna do procedimento licitatório. Em outra oportunidade estudaremos a fase externa.

Want to learn?

Sign up and browse through relevant courses.

Name:
Your Email:
Password:
Country:
Contact no.:


Area code Number
Subject you are interested in:
Word verification: (Enter the text as in image)


Sign Up Already a member? Sign In
I agree to WizIQ's User Agreement & Privacy Policy
Dr. Alexandre Robinson
Assessoria e Consultoria em Direito
User

Your Facebook Friends on WizIQ